Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

Molho de tomate é um coringa na cozinha! Ele vai bem com massas, legumes, carnes e mais muitas possibilidades. Por toda essa praticidade muita gente acaba comprando molhos prontos, que contém amido modificado, açúcar refinado,glutamato monossódico, conservantes e muitas coisas prejudiciais a nossa saúde. Então hoje eu trouxe essa receita que sempre faço, inspirada no melhor molho de tomate do mundo - o da minha mãe! :) Vem ver!

INGREDIENTES
-1,5kg de tomates italianos maduro (isso faz toda a diferença!)*
- 1 cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- 1 cenoura ralada
- 1 talo de alho poró picadinho
- 1 colher (sobremesa) de açúcar de coco
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de azeite
- sal e pimenta do reino moída na hora a gosto 

* Uma outra opção, mais prática para dias mais corridos, é usar a latinha de tomate pelado - que normalmente é apenas tomate e suco de tomate (lembrar de sempre ler o rótulo!). E também já é possível encontrá-lo em versões orgânicas.

MODO DE PREPARO

Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo. 
Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo - com o choque térmico fica mais fácil descascar. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante - reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria. 
Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Corte-os em cubinhos e reserve. 


Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e refogue até dourar. Acrescente o alho e refogue mais um pouco. Em seguida acrescente a cenoura ralada e refogue até murchar. Por último, acrescente o alho poro. Refogar até ficar bem macio.


Junte os tomates picadinhos ao refogado, adicione a folha de louro, o açúcar de coco e tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e misture bem. Deixe cozinhar até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por, no mínimo, 40 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho reduzir e ficar mais encorpado.

Tire a folha de louro e acerte o sal e pimenta-do-reino, se necessário. Se preferir pode finalizar com salsinha picadinha ou manjericão fresco. 
 
Essa versão fica bem rústica, com pedaços. Caso prefira um molho liso, você precisará apenas bater o molho.

Dica para seu molho ficar Ainda mais nutritivo: 
Que tal adicionar uma beterraba cozida ao seu molho de tomate? Fica um colorido lindo além de mais saudável e delicioso! Você precisará apenas cozinhar uma beterraba, pica-lá em cubinhos e bater com os cubos de tomate até formar um purê. Então adicionar esse purê ao refogado. E o melhor: usar sempre legumes e verduras orgânicas.

Gostou? Faz e conta pra gente o que achou!